A
segunda edição da live “Eleições em Pauta” da Radar Inteligência teve como convidados
o Professor, Palestrante e Diretor da Imagem Pesquisa de Curitiba/PR, Claudino
Kosteski e o Cientista Político
e Consultor de Marketing Político e Eleitoral, Luiz Inácio de Melo. Abordando o
tema Eleições 2020, os profissionais destacaram a importância da Pesquisa no
Planejamento de uma campanha eleitoral.
Autor
de 17 livros, sendo 7 na área política, Kosteski ressaltou que a escolha de um Instituto
de Pesquisas qualificado, com credibilidade, pode ser determinante para o
futuro do candidato. Segundo ele, ao contratar uma pesquisa é preciso verificar
a autenticidade e principalmente a competência de quem se está contratando,
pois “a pesquisa é como uma bússola, a orientação correta em uma campanha”.
Para que uma campanha eleitoral tenha êxito é necessário planejamento e Luiz Inácio enfatiza que a informação é a base para isso, “você precisa saber em que ambiente está, quais são os atores que estão nesse momento, qual a expectativa que as pessoas têm e qual o estado de ânimo delas... Esses dados só serão obtidos através de boas pesquisas”.
Segundo o Cientista Político, a pesquisa é um conjunto de
informações de um determinado momento e a partir delas é possível analisar,
interpretar e buscar quais aspectos possibilitam intervir em um ambiente e de
que modo prosseguir, visando satisfazer o projeto para o qual se está
trabalhando.
Após
a realização da pesquisa, é necessária a análise dos resultados obtidos – a
qual deve ser efetuada por um profissional com conhecimento técnico e político.
Kosteski apresentou três fatores que uma pesquisa necessita contemplar para
apresentar resultados assertivos: “o questionário; que deve buscar sempre a
objetividade, a amostragem; onde você dá segurança nas informações que irá
coletar e o terceiro fator, a coleta de dados; que deve ser realizada por
profissionais capacitados”, destaca.
Ao
abranger esses aspectos e ser analisada por um profissional capacitado, a
pesquisa garante ao candidato números precisos, que se usados de forma correta
podem corrigir falhas, nortear suas ações e consequentemente
atingir o objetivo final, o sucesso de uma campanha eleitoral.
Assista a live completa: clicando aqui!
Comentários
Postar um comentário