Pesquisa da Radar aponta: 77% dos paranaenses acreditam que as crianças não estarão seguras com o retorno das aulas presenciais

 



Um estudo realizado no estado do Paraná sobre o impacto do Coronavírus na educação mostra que apesar da insatisfação com o nível de ensino adquirido com as aulas de forma remota (aulas online), os paranaenses são contra o retorno das aulas presenciais, suspensas desde o dia 20 de março.

O Instituto de Pesquisas RadarInteligência foi responsável pelo levantamento que objetiva apresentar informações a cerca da opinião da sociedade sobre o tema. Entre os dados obtidos, a avaliação da educação das crianças durante a pandemia é vista como regular por 31% dos entrevistados, ruim ou péssima para 26%, boa para 21% e ótima para 6%, 16% não souberam responder.

O levantamento mostra que 82% dos entrevistados acreditam que a educação das crianças foi prejudicada com a suspensão das aulas presenciais, sendo o método presencial de ensino, apontado como o mais eficaz para a maioria dos paranaenses, 77%.

Ao avaliar a percepção de prejuízo de aprendizado com o ensino online, os entrevistados demonstram descontentamento, já que 64% disseram que o ensino está pior, 21% estar igual e apenas 3% estar melhor, cerca de 13% não souberam avaliar.

Porém, apesar da notável insatisfação com o nível de aprendizado, os entrevistados são contra o retorno das aulas presenciais, visto que para a grande maioria, 77%, as crianças não estarão seguras com o retorno das aulas presenciais. Apenas 14% dos entrevistados acreditam que elas estarão seguras.

Fica evidente a preocupação com a integridade física e aprendizado das crianças, pois, são apontadas as aulas de maneira remota 43%, ou o cancelamento do ano letivo 38%, como melhor alternativa para o momento. Apenas 10% querem o retorno das aulas presenciais.

O Governo estadual criou um comitê composto por representantes de escolas (públicas e privadas), professores, pais e alunos, com o intuito de definir como será o retorno das aulas presenciais no Paraná. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), as aulas presenciais devem ser retomadas em setembro.

A Pesquisa foi realizada de 06 a 13 de agosto em 49 municípios do estado do Paraná, divididos em 11 mesorregiões, totalizando 1200 entrevistas. 

Para ter acesso ao estudo na íntegra, a imprensa pode entrar em contato: Fone/Whats (46) 3524 0400 ou clique aqui!

Comentários