62% dos brasileiros não sabem identificar uma Fake News


Foto: Divulgação
Diariamente as redes sociais brasileiras são alimentadas por um turbilhão de notícias, dessas, 35% são Fake News, segundo estudo da Iceberg Digital, desenvolvido pela empresa global de cibersegurança Kaspersky.

Diante de um cenário onde 33% dos brasileiros utilizam apenas as redes sociais na busca por informações, os que não sabem identificar notícias falsas, chegam a 62%. Cerca de 42%, ocasionalmente questionam o que lêem na web, sendo que, usuários com idade entre 25 e 34 anos, são os mais propensos a compartilhar e comentar fake news.

Um assunto que está gerando grande disseminação de notícias falsas nos últimos dias é o CORONAVÍRUS, chegando a 85%, segundo o Ministério da Saúde. As Fake News relacionadas ao uso de vitaminas e chás que supostamente oferecem a cura da doença, estão entre as mais comuns, causando extrema preocupação da Organização Mundial da Saúde, que já informou ser esse um dos maiores desafios contra o CORONAVÍRUS. A lista de todas as Fake News já avaliadas pelo ministério encontra-se no site saude.gov.br/fakenews


Como identificar uma FAKE NEWS
  • avaliar a fonte, o site e o autor do conteúdo – geralmente as notícias falsas são publicadas com endereços similares aos de sites conhecidos.
  • avaliar a estrutura do texto – em fake news é possível constatar de erros de português, algo que em sites confiáveis não ocorre.
  • ler a matéria na íntegraler além do título e subtítulo
  • pesquisar a notícia – conferir se outros sites confiáveis publicaram a mesma matéria
  • conferir a data de publicação 

Comentários